Há quatro sintomas que aparecem neles e podem indicar a presença de doenças circulatórias desencadeantes de AVC e infarto, além de outros acometimentos. Veja quais são a seguir.
Inchaço pode indicar má circulação e insuficiência cardíaca
Segundo o cirurgião vascular Daniel Benniti, especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, o inchaço nos pés e pernas pode ter origem na sobrecarga por longos períodos em pé, o que faz com que as veias da região se dilatem, mas o problema também pode ser um forte indício de problemas de circulação.Entre os principais causadores de pés inchados, estão:
Insuficiência cardíaca
Essa condição é caracterizada pela dificuldade do coração bombear sangue para todo o corpo. O problema pode ser acarretado por diversos fatores, que vão desde doenças arteriais coronarianas até desregulações comuns, como hipertensão e diabetes.Doença venosa
Essa condição ocorre quando as veias não conseguem retornar sangue para o coração com eficiência devido a varizes, trombose ou problemas no sistema linfático. Nestes casos, pode haver outros sintomas como dores na posição vertical e pele escurecida.Inchaço muscular
Segundo Daniel Benitti, o inchaço nos pés ainda ocorre quando a musculatura das pernas é tão fraca que não consegue bombear sangue para o coração.Deficit proteico
A cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, conta que a falta de proteínas, a desnutrição e algumas doenças crônicas, como o câncer, também pode colaborar com o inchaço nos pés."Para que o sangue permaneça dentro do espaço vascular deve existir um equilíbrio entre a pressão arterial, a pressão venosa e os componentes sólidos do sangue. Sempre que houver um desequilíbrio em um desses componentes, como a falta de algum nutriente, existirá uma maior tendência para que a fase líquida do sangue extravase, o que se manifesta pela retenção de líquido e pelo consequente inchaço", explica.
Teste simples para identificar inchaço nos pés
Muitas vezes, o pé inchado não é aparente e é preciso fazer um teste simples para identificá-lo. Chamada de Sinal de Godet, a técnica consiste em pressionar um dedo sobre a parte anterior da perna ou prensar a unha do dedão, mantando a posição por alguns segundos. Isso fará com que a região fique esbranquiçada.Depois, é só soltar e contar o tempo que leva para a coloração avermelhada e natural da pele reaparecer. Em geral, ela deve voltar em menos de dois segundos. Caso o tempo de espera seja maior, o indivíduo submetido ao teste deve buscar ajuda de um cirurgião vascular pois provavelmente apresenta algum distúrbio circulatório.
Palidez nos pés: aterosclerose e risco de infarto e AVC
De acordo com o Dr. Daniel, pacientes com doenças arteriais obstrutivas têm pés pálidos em função da dificuldade de perfusão sanguínea no local, principalmente em casos de aterosclerose, que é o acumulo de gordura nas artérias, e vasculites, que é inflamação dos vasos sanguíneos. A aterosclerose, doença que causa a obstrução das artérias, é um dos principais fatores que levam ao infarto e AVC.Os membros inferiores também ficam brancos quando acontecem as chamadas "reações de fuga ou estresse". Isso ocorre pois o corpo tende a diminuir a quantidade de sangue nas extremidades e na pele para priorizar regiões vitais, como o cérebro. Esses casos são comuns e não apresentam complicações. Entretanto, apenas um especialista saberá diferenciar a palidez normal da causada por doenças.